03 de Abril de 2020
Quais os devidos cuidados que pessoas devem ter ao andar no transporte público?
Manter uma distância segura de pelo menos 1 metro de outras pessoas sempre que for possível, não tocar nos olhos nariz e boca com as mãos não lavadas, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou tecido dobrado quando tossir ou espirrar (eliminando o tecido imediatamente depois de usados) e limpar com álcool em gel objetos tocados frequentemente nesses meios como o celular.
05 de Abril de 2020
Uma pessoa transmissora que está a uma distância de um metro ou mais, ela pode me infectar? A COVID-19 é transmitida pelo ar ou só por gotículas? A mídia fala em transmissão por tosse e saliva.
Sim, na verdade o vírus pode ficar até 3 horas no ar e alguns dias em superfícies, em superfície de plástico o vírus pode durar até 3 dias.
O simples fato de conversar pode transmitir o vírus e por isso é recomendável manter uma distância de 1 a 2 metros das pessoas e evitar aglomerações, mesmo assim ainda é arriscado ser contaminado se a pessoa infectada não estiver usando máscara, pelo fato do vírus ficar no ar e com a ajuda do vento ser levado até você.
Ele pode ser transmitido através de gotículas, saliva, tosse e pelo simples fato de conversar próximo a outra pessoa.
07 de Abril de 2020
Se temos necessidade de sair, quais as medidas de segurança ao retornar com as compras?
Com a extrema necessidade de sair, como fazer compras, o ministério de saúde recomenda o uso de máscara, ficar de um metro e meio a dois metros das outras pessoas, não levar as mãos ao rosto, principalmente após pegar algum produto nas prateleiras. Ao entrar no carro depois das compras passar álcool em gel nas mãos e quando chegar em casa, o ideal é trocar de roupas e calçado, ou ir direto ao banho, após isso higienizar os pacotes e latas com água e sabão ou álcool 70%, já frutas e verduras pode usar uma colher de água sanitária para um litro de água.
Não é recomendado, visitas pois existem pessoas assintomáticas, nós podemos estar isolados e tomando todos os cuidados, mas não temos certeza se as outras pessoas estão respeitando o isolamento e seguindo os mesmos cuidados. Caso tenha EXTREMA necessidade de visitar outra pessoa, em caso de vida ou morte, devemos tomar todos os cuidados como o uso de máscara, álcool em gel 70% e ficar em uma distância de no mínimo 2 metros e ao voltar pra casa ir direto ao banho e se higienizar.
Fontes:
is.gd/lrpp8I
is.gd/Eb3lYd
is.gd/I8VXlF
08 de Abril de 2020
Qual a melhor prevenção (além de isolamento) para não pegar o coronavírus?
Lave suas mãos com água e sabão ou álcool em gel, Mantenha o distanciamento de pelo menos 1 metro de distância, evite tocar olhos boca e nariz, cubra sua boca e nariz quando espirrar ou tossir ( se certifique que as pessoas a sua volta faça o mesmo), limpe/desinfete superfícies tocadas com frequência
Fonte:
https://bit.ly/2UQmo2C
19 de Abril de 2020
Ouvi falar que é bom usar os cabelos presos porque o vírus pode grudar nos fios. É verdade? Também ouvi falar que é bom usar óculos porque as partículas com vírus se misturam na poeira e pode entrar nos olhos?
Não existem ainda informações sobre a persistência do Coronavírus especificamente nos cabelos. Existem dados sobre o plástico, metal, papelão e ar, mas nos cabelos não. Mesmo assim, sabemos que microrganismos resistem nos cabelos. É por isso que médicos e enfermeiros usam toucas.
Da mesma forma que com outras superfícies, o sabão é uma forma eficiente de eliminar os vírus. Por isso os médicos que trabalham diretamente com pacientes de COVID - 19 são aconselhados a lavarem o cabelo após o contato com esses pacientes, já que gotículas de saliva carregadas com vírus podem aderir aos fios de cabelo. Também se recomenda que não fique tocando o cabelo depois de ter encostado numa superfície que possa estar contaminada.
Além dos cabelos, a barba é outra fonte de contaminação possível. Como ela fica próxima à boca, é comum reter gotículas de saliva, recomendável lavar bem ou raspar a barba nesses tempos.
Segundo o infectologista Helio Bacha, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), as pessoas não precisam se preocupar tanto com isso e sim em manter a higiene. “Recomendamos a todos os profissionais de saúde que não tenham barba por causa da máscara, que, se não fixar direito, não tem o isolamento necessário”, explica.
Quanto à população em geral, “depende de como a pessoa se cuida”, ressaltou Bacha, acrescentando que não há estudos oficiais que indiquem que o vírus possa instalar nesses pelos do rosto.
Então para profissionais da saúde o ideal é não ter, já para a população, os hábitos de higiene não só com a barba, mas com mãos e o corpo por inteiro é o mais importante.
Sobre o uso de óculos:
Somente necessário usar óculos se a pessoa faz o uso de lentes de contato ou trabalha diretamente com pessoas infectadas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que os indivíduos não devem tocar no rosto, sobretudo nos olhos, boca e nariz de modo a impedir que sejam infectados.
Nesse sentido, pessoas que usam lentes de contato não só estão a aumentar as chances de contraírem a doença, como estão mais propensas a tocarem nos olhos inúmeras vezes ao longo do dia.
A médica Sonal Tulsi, da Academia Norte-Americana de Oftalmologia, disse à estação televisiva ABC13: "Substituir as lentes de contato pelos óculos pode reduzir a irritação ocular, assim como parar a pessoa ao perceber que está prestes a tocar nos olhos".
Fontes:
is.gd/fKYqmq
is.gd/ErAZdJ
28 de Abril de 2020
Quando devo realizar consultas odontológicas em épocas de covid-19 e qual cuidado devo tomar ao realizar qualquer procedimento? Qual a principal relação que tem a questão bucal com o covid-19?
Para responder essa pergunta entramos em contato com a Dra. Karolina, dentista que atende em Planaltina DF.
O CRO (Conselho Regional de Odontologia) recomenda que os dentistas atendam apenas urgências e emergências (leia a cartilha em PDF abaixo), pois o coronavírus transmite via aerossol e todos os procedimentos odontológicos utilizam de equipamentos que colocam essa características do vírus em evidência, aumentando a chance de contaminação, tanto do paciente quanto do dentista. As clínicas que estão abertas, só podem manter o funcionamento seguindo as ordens de segurança da OMS, e mesmo assim o CRO prefere que haja consulta odontológica só em caso de muita dor. Se você estiver sentindo muita dor e necessite de ir ao dentista, certifique se que o consultório está seguindo todas as medidas de biossegurança (veja nos links abaixo) e que você esteja se sentindo confortável a fazer um procedimento com o menor risco possível. É importante, em caso de muita dor, não deixar de consultar, pois infecção bucal é muito séria também.
Fontes
is.gd/2YtbCC
30 de Abril de 2020
Preciso dia 06/05 ir a uma clinica fazer RX e ecografia do pulso esquerdo pois estou com dor desde fevereiro. Como devo proceder para me proteger?
Não tem problema reutilizar suas sacolinhas. Lembre-se que elas podem chegar do mercado contaminadas, então para ficarem seguras precisarão ser higienizadas assim como tudo o que vier de lá. Outra opção é deixá-las de lado por uns 3 dias para só então manuseá-las de novo (É assim que estamos fazendo aqui em casa). O vírus se destrói com o tempo fora do organismo, sobre metal e plástico ele não dura mais que 72 h. De qualquer forma, reduzir o uso de sacolas plásticas é sempre uma boa medida, mesmo que não seja pelo coronavírus.
5 de Maio de 2020
Gostaria de saber o risco de fazer caminhadas ao ar livre, se representa um verdadeiro risco de contágio mesmo mantendo um mínimo de 2 a 4 metros de distância entre as pessoas que passam.
Um estudo diz que sim, pode contaminar mesmo com a distância de 2 metros. Explicando melhor eles fizeram uma simulação que mostra como as gotículas de saliva se espalham atrás de uma pessoa que corre a 14,4 km/h e podem infectar alguém que vem logo atrás se a pessoa estiver contaminada com a Covid-19.
Imagem animada mostra caminhos que as gotículas de saliva fazem quando uma pessoa caminha ao lado da outra, atrás da outra ou na diagonal. — Simulação: Universidade de Tecnologia de Eindhoven
Por isso, alertam que, em atividades físicas ao ar livre, as simulações computadorizadas apontam que há risco potencial em determinadas distâncias e modalidades:
Caminhada: simulação aponta risco quando a distância é inferior a entre 4 e 5 metros da pessoa que está à sua frente;
Corrida: simulação aponta risco quando a distância é inferior a pelo menos 10 metros da pessoa que está à sua frente;
Pedalada: simulação aponta risco quando a distância é inferior a pelo menos 20 metros da pessoa que está à sua frente.
Fonte:
Towards aerodynamically equivalent COVID19 1.5 m social distancing for walking and running - B. Blocken, F. Maliza, T. Van Druenen, T. Marchal
22 de Maio de 2020
Existem possibilidades de sobrevivência do coronavírus dentro de geladeiras, caso algum material seja colocado dentro sem o devido cuidado? E qual a melhor forma de higienizar uma geladeira por dentro?
Há sim, especialista destaca que vírus é resistente a baixas temperaturas e que alimentos e embalagens devem ser higienizados antes do armazenamento.
"O que sabemos é que as temperaturas mais baixas são mais favoráveis para a manutenção do coronavírus”, explica o médico infectologista Freitas.
A recomendação que se tem é higienizar os alimentos antes de guardar na geladeira. Ao comprar uma verdura embalada em plástico, por exemplo, a recomendação é que se descarte a embalagem, lave o alimento e o armazene em um pote, devidamente higienizado.
Antes de manusear qualquer alimento, deve-se lavar bem as mãos com água e sabão. Os produtos que vêm em embalagens como margarinas, requeijão, refrigerantes e sucos, também devem ser higienizados.
“O ideal é passar um pano com água e detergente nos potes e embalagens antes de guardá-los na geladeira”, orienta.
Quem opta pelas sacolas plásticas em supermercados, deve descartá-las após o uso.
shorturl.at/vPRZ1
20 de Maio de 2020
Uma dúvida simples, qual a melhor maneira de higienizar máscaras, de acordo com a medicina?
Há orientações variadas. Queria uma científica...
De acordo com as indicações do Ministério da Saúde e da Anvisa, a higienização das máscaras de tecido devem ser feitas da seguinte forma:
1. Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem,
antes de retirar a máscara.
2. Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente.
3. Lave previamente com água corrente e sabão neutro
4. Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água
sanitária, ou outro desinfetante equivalente , (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de
água sanitária para 500ml de água potável).
5. Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente para eliminar qualquer resíduo de desinfetante.
6. evite torcer a máscara com força e deixe-a secar
7. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.
8. Após secagem da máscara utilize o com ferro quente e guardar em
saco plástico ou em recipiente fechado.
Observações: Recomenda-se evitar mais que 30 lavagens.
A máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas.
Garanta que a máscara não apresenta danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc.), ou você
precisará substituí-la.
*O uso das máscaras caseiras é mais uma intervenção a ser implementada junto com as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e higienização das mãos visando interromper o ciclo da COVID19.*
Fontes:
ANVISA: Orientações Gerais - Máscaras faciais de uso não profissional (pdf abaixo, ler página 7)
Ministério da Saúde: NOTA INFORMATIVA Nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS (pdf abaixo, ler página 2)
25 de Maio de 2020
Estou querendo ir na cidade vizinha, para comprar um celular, o que posso fazer para me prevenir antes de tocar no celular?
O ideal é que as duas pessoas estejam de máscara e que você limpe o celular. Borrife um pouco de álcool 70% sobre um pedaço de papel toalha ou higiênico e limpe o celular. Após o contato com a pessoa lave as mãos ou use álcool em gel 70%.
Dependendo do local que você for não é necessário a troca de roupa, se possível borrifar álcool líquido 70% nas roupas antes de entrar em casa e aguardar um pouco até que álcool evapore. Atenção não entre em contato com fogão ou isqueiro até que álcool evapore!
Só necessário a troca de roupa se você passar por locais de muita aglomerações, como supermercados, rodoviárias, bancos e etc. Abaixo vou deixar umas recomendações.
Com a extrema necessidade de sair, como fazer compras ou resolver alguma atividade importante, o ministério de saúde recomenda o uso de máscara , ficar de um metro e meio a dois metros das outras pessoas, não levar as mãos ao rosto.
Ao entrar em ônibus e após descer passar álcool em gel 70% nas mãos, abrir as janelas para manter o local ventilado e arejado, evitar colocar as mãos no rosto e quando chegar em casa, o ideal é trocar de roupas e calçado, ou ir direto ao banho.
Considere deixar um único calçado para usar na rua e outro para usar dentro de casa, para a higienização deles você pode lava-los com água e sabão (dependendo do sapato claro), ou com uma toalha descartável molhada para tirar o grosso e depois borrifa na sola do sapato algum desinfetante vermicida ou álcool 70% e quando secar estará pronto para uso
Fontes:
is.gd/lrpp8I
is.gd/Eb3lYd
is.gd/I8VXlF
is.gd/cqszo3
is.gd/lWIMYB
is.gd/A4JFX4
is.gd/0mYPgJ
9 de Junho de 2020
Há a necessidade de lavar com sabão em pó e cloro, o tênis que se utiliza na rua? Não basta borrifar um desinfetante e álcool? Estou detonando meus tênis lavando com tanta frequência.
Você pode higienizar os sapatos lavando-os com água e sabão ou passe álcool gel em toda a superfície. Além disso, é fundamental deixar um único calçado para usar na rua e outro para usar dentro de casa. Dessa forma, é possível evitar a proliferação do vírus.
shorturl.at/rtDI2
12 de Junho de 2020
A higienização das superfícies dentro de nossas casas é suficiente para matar o coronavírus ou precisamos passar o álcool nos móveis?
Para a limpeza de utensílio e objetos, a limpeza com água e sabão é considerada eficiente para a descontaminação do coronavírus. Quando não dá para passar água e sabão nessas superfícies (típico móveis...) é necessário então o uso de desinfetantes. Entre esses desinfetantes que podem ser utilizados estão o álcool etílico nas formas líquido e em gel a 70%
Fontes: https://bit.ly/30znJOm
29 de Junho de 2020
Se eu usar a máscara apenas no elevador para pegar algum pedido de refeição e depois usar álcool 70 em spray para higienizar a máscara, é possível que ela seja usada novamente ?
Não pode! O álcool é recomendado para uso nas superfícies e na pele mas não deve ser usada em tecidos, Mesmo na concentração de 70%, o álcool é uma substância inflamável, ou seja, ao ser borrifado sob as máscaras, aumenta as chances de queimaduras na face. Além disso, para se obter uma assepsia eficaz, você precisaria borrifar uma grande quantidade de álcool sob toda máscara, deixando-a úmida. Esse fator é problemático, principalmente porque a máscara estará posicionada diretamente sob o nariz e a boca e você estará respirando o álcool borrifado, que é rapidamente absorvido e vai para o sangue. O resultado seria o mesmo que a ingestão de álcool. Dependendo da concentração de etanol inalado, você poderá apresentar um quadro de intoxicação por álcool, com sintomas que variam entre irritação das vias aéreas superiores, dores de cabeça, cansaço e sonolência. Os efeitos adversos observados irão depender de quanto álcool for inalado. Após duas horas do uso da máscara, ou antes disso se estiver úmida por causa de tosse, espirro, saliva, deve ser removida pelos elásticos, com as mãos limpas. As recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são para que as máscaras úmidas não sejam utilizadas, pois as mesmas perdem a eficácia. Se não for lavar imediatamente, guarde-a em um saco plástico até o momento de lavá-la. Por esses motivos, recomenda-se que as máscaras sejam lavadas com água corrente e sabão neutro e sejam deixadas de molho em uma solução de água com água sanitária (diluída 25 vezes, ou seja, contendo aproximadamente 0,1% de hipoclorito de sódio) por 30 minutos. Em seguida, as máscaras devem ser lavadas em água corrente para remover totalmente o desinfetante. As mesmas devem ser secadas completamente, e depois passadas a ferro quente, e armazenadas separadamente em recipientes fechados. Observação: a solução de água sanitária deve ser a 0,1%. Para isso, você pode diluir duas colheres de sopa de água sanitária em um litro de água.
Fonte: encurtador.com.br/fmvG1
29 de Junho de 2020
Orienta-se lavar as mãos várias vezes ao dia e passar álcool 70 nas superfícies, maçanetas, chaves e etc. Se a pessoa fica dentro de casa sem sair ela precisa repetir quantas vezes esses procedimentos? Tem dia que não saio nem no quintal. Isolamento total mas já habituei a fazer isto. Minhas mãos estão arranhadas de tanto lavar e passar álcool no ambiente doméstico, posso diminuir a quantidade dessa rotina diária?
A lavagem das mãos é fundamental quando estamos em contato com o exterior. Se estamos ou acabamos de chegar da rua ou se estamos trabalhando fora. Dentro de casa é bom manter o hábito, mas sem exageros. Se lavar antes das refeições ou de preparar alimentos e depois das idas ao banheiro já é uma frequência boa. Da mesma forma, se ninguém saiu de casa trazendo sujeira da rua para dentro, não se preocupe com maçanetas, carteira, celular e chaves (mas limpe-os sempre que voltar de uma saída ou se alguém saiu e tocou essas superfícies sem lavar as mãos).
23 de Julho de 2020
Dentro de casa o coronavírus sobrevive por quanto tempo e como?
Depende de onde dentro de casa. Nas superfícies, é sempre mais ou menos a mesma coisa, em casa ou fora dela (24 h sobre papel ou tecidos de fibras naturais; 72 h sobre vidro, metal ou plástico). No ar vai depender da ventilação do ambiente, um ambiente muito fechado pode ficar por até 3 h. Por isso é interessante deixar janelas e portas abertas o máximo que der.
13 de Agosto de 2020
O álcool 92 graus pode ser utilizado para higienizar superfícies e matar o coronavírus?
Não, apenas o álcool 70° INPM é indicado para tal fim, pois tem uma boa absorção pelas membranas da pele e devido a presença de água em sua composição, facilita a entrada do álcool para dentro do patógeno (coronavírus). Álcool com concentração diferente não é eficiente no combate ao vírus e se a concentração for maior que 90° INPM evapora muito rápido, antes do tempo necessário para ação do vírus.
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/alcool-posto-coronavirus/
21 de Agosto de 2020
Qual o risco de contaminação pelo coronavírus, em ambiente fechado, porém todos usando a máscara caseira, mantendo a distância de 1 a 2 metros do outro. O risco de contaminação é baixo, moderado ou alto?
O importante a se ressaltar é que o risco de infecção num ambiente assim, ainda mais sem ou com pouca ventilação ainda existe. Vale lembrar que as máscaras caseiras não protegem 100% contra o vírus, e o risco nessa situação são as superfícies que podem estar contaminadas, os vírus presentes no ar que podem ficar presentes nas roupas, sapatos, etc.
Independente do risco de contaminação ser alto ou baixo, uma vez que contrair o vírus, transmití-lo a outras pessoas e desenvolver a doença é continua sendo possível.
Fonte:
03 de Abril de 2020
Dentro de um carro fechado e em circulação a pessoa está protegida?
O ideal é não sair de casa, mas se essa não é uma opção, dá para reduzir os riscos. Se o carro estiver fechado com o motorista e o passageiro, por exemplo, não há proteção se um dos dois estiver infectado. Por exemplo, se um motorista de Uber pega um passageiro contaminado, ele pode se contaminar. Nesse caso é melhor desligar o ar e abrir as janelas. Se for possível circular sozinho ou só com seus familiares que já estão em isolamento contigo, melhor ainda. Também é preciso manter o carro higienizado, por exemplo passando álcool gel nas partes tocadas como chave, volante, maçanetas, câmbio, setas, freio de mão e botões em geral. O risco maior é que pouca gente sai de carro para ficar só dentro do carro. Ao saltar, ir na padaria e voltar, já tem risco de trazer para o carro os vírus, que pode infectar até quem nem desceu do carro.
05 de Abril de 2020
Quando eu chego da rua sempre lavo as mãos e tomo banho usando uma esponja. Se o meu corpo estiver infectado o vírus fica na esponja, e no próximo banho eu serei infectada? Ou o sabão elimina o vírus da esponja?
A Secretaria de saúde recomenda a utilização de sabonetes líquidos pois nos sabonetes em barras pode ocorrer a acumulação de vírus e bactérias. Em relação à bucha de banho, é importante que ela sempre esteja em locais arejados em que exista a possibilidade dela ficar seca. O ambiente úmido é perfeito para a proliferação de micro-organismos. É só pensarmos que quanto menos superfícies de possível contaminação, melhor.
07 de Abril de 2020
Matéria de 23 de março. Era permitido caminhadas, desde q feitas sozinho e respeitando a distância entre pessoas. Qual é a recomendação atual?
O vírus pode ficar até 3 horas no ar e alguns dias em superfícies, em superfície de plástico o vírus pode durar até 3 dias.
O simples fato de conversar pode transmitir o vírus e por isso é recomendável manter uma distância de 1 a 2 metros das pessoas e evitar aglomeração.
Mesmo assim ainda é arriscado ser contaminado se a pessoa infectada não estiver usando máscara, pelo fato do vírus ficar no ar e com a ajuda do vento ser levado até você.
Pode ser transmitido através de gotículas, saliva tosse e pelo simples fato de conversar próximo a outra pessoa. Então é recomendável manter o isolamento, pois se uma pessoa infectada caminhar e soltar gotículas ou espirrar e logo em seguida outra pessoa passar por ali o risco de ser contaminado é grande.
Fontes:
is.gd/SEjFso
is.gd/ZsYU0g
is.gd/GC3WJY
is.gd/tc63kf
14 de Abril de 2020
Sobre as máscaras. Tem algum teste caseiro que podemos fazer para verificar a eficácia da máscara? As de tecido por exemplo, tem alguma orientação a respeito? Devemos sair de casa com máscara?
USAR OU NÃO MÁSCARAS?
Até essa manhã a recomendação geral era que apenas profissionais de saúde ou pessoas infectadas deveriam usar máscaras, mas o Ministério da Saúde tem repensado isso por causa de novos estudos. Acontece que, com o número de infectados aumentando rápido, qualquer barreira ao espalhamento dos vírus é melhor do que barreira nenhuma. E agora muitos casos de contaminação vêm de pessoas sem sintomas, ou porque ainda não apresentam, ou porque não estão mesmo sendo afetadas pelo vírus.
É importante dizer que a máscara serve mais para proteger os outros de possivelmente serem contaminados por vocês, e não o contrário. É uma gentileza que você faz ao próximo. Por isso é interessante aumentar o uso das máscaras, desde que alguns cuidados sejam tomados.
Não adianta usar a máscara e ficar tocando no rosto para arrumá-la. Se for mexer nela, mexa no elástico de fixação. Também é melhor não comprarmos as máscaras cirúrgicas, as caseiras servem para quem não está hospitalizado, elas podem ser higienizadas e reutilizadas e podem ser feitas por um preço bem melhor que uma caixa de máscaras descartáveis (vamos postar abaixo um tutorial de como fazer a sua com materiais de baixo custo). A máscara de tecido não detém todas as gotículas de saliva, mas como dissemos, alguma barreira é melhor que nenhuma barreira. Também não vale usar a máscara e deixar de tomar outros cuidados como lavar as mãos ou manter o isolamento social.
Portanto, se por causa do trabalho você ainda tem circulado muito por aí, prefira sair com uma máscara, mas mantenha outras ações de prevenção.
Fontes:
is.gd/3y69qW
26 de Abril de 2020
Álcool gel/ líquido deixados dentro dos automóveis podem causar um incêndio?
Conversamos com o Sargento Xavier do CIA e ele nos informou que nem o álcool em gel nem o álcool normal causam incêndio expostos ao sol pois eles evaporam.
Além disso, em uma matéria feita pelo correio brasiliense é explicado que o álcool em gel não causa incêndio caso deixado no sol pela alta temperatura necessária para atingir a combustão (300°).
Fonte:
29 de Abril de 2020
Muitas famílias reutilizam sacolas de supermercado. Neste cenário, essa prática é desaconselhável?
Não tem problema reutilizar suas sacolinhas. Lembre-se que elas podem chegar do mercado contaminadas, então para ficarem seguras precisarão ser higienizadas assim como tudo o que vier de lá. Outra opção é deixá-las de lado por uns 3 dias para só então manuseá-las de novo (É assim que estamos fazendo aqui em casa). O vírus se destrói com o tempo fora do organismo, sobre metal e plástico ele não dura mais que 72 h. De qualquer forma, reduzir o uso de sacolas plásticas é sempre uma boa medida, mesmo que não seja pelo coronavírus.
6 de Maio de 2020
Gostaria que vocês, comentassem sobre a possibilidade do contágio da covid 19 quando há ferimentos nas mãos ou em partes do corpo mais expostas.
Pessoas com ferimentos expostos na pele deve ter um maior cuidado em relação ao COVID 19, esses ferimentos podem servir como portas de entrada para o vírus no organismo.
Se o ferimento for nas mãos o uso de luva é recomendado.
Importante sempre está hidratando a pele e caso precise sair o ideal é deixar o ferimento sempre fechado, com esparadrapo ou outro produto descartável, para evitar que funcione como porta de entrada para micro-organismos e também para o vírus. É imprescindível fazer a correta higienização das mãos antes e depois de tocá-las, além de manter as feridas sempre limpas.
Fontes:
is.gd/jzGEY1
is.gd/W4kqUb
15 de Maio de 2020
Minha pergunta é sobre os vapers, ou cigarros eletrônicos, tem algum estudo sobre o tema em relação ao covid 19?
Um artigo que eu li no Scientific American, relata que ao fumar no geral, seja cigarro normal ou os eletrônicos (como vaper, por exemplo) pode torná-lo mais vulnerável a uma infecção grave pelo novo coronavírus, segundo alguns especialistas.
Embora não existam muitos estudos investigando esse assunto especificamente, muitas evidências sugerem que o tabagismo suprime a função imunológica nos pulmões e desencadeia a inflamação. Houve muito menos investigações sobre o vaper, mas pesquisas preliminares sugerem que pode causar danos semelhantes. E fumantes de longa data e usuários de cigarro eletrônico correm um risco maior de desenvolver doenças pulmonares crônicas, que foram associadas a casos mais graves de COVID-19. Os cientistas dizem que, portanto, parece razoável supor que fumar poderia aumentar o risco de desenvolver uma infecção grave pelo coronavírus. As conclusões tiradas dessa artigo foi através de um estudo na China onde homens eram mais propensos a ter o covid do que mulheres, com um balanço que eles fizeram descobriram que na China havia mais homens fumantes do que mulheres, e talvez por isso casos deles era mais graves de certa forma.
is.gd/5DmJCB
19 de Maio de 2020
Hoje, minha dúvida é:
. Por quanto tempo o álcool em gel faz efeito?
. E tenho uma dúvida ainda mais específica: Por exemplo, se eu passei álcool em gel na mão e peguei uma roupa que usei na rua. O álcool em gel ainda está me protegendo? Ou devo usar mais álcool depois ou lavar a mão?
. Se eu limpo uma superfície com álcool 70 e, depois, coloco compras ainda não higienizadas por cima, a superfície fica contaminada?
A cada vez que algo infectado tiver contato, o ideal é reaplicar o álcool ou refazer a lavagem. Esterilizou a mão com álcool e tornou a tocar num objeto contaminado? Há grande chance do vírus estar ali novamente. Limpou uma superfície e colocou sacolas de compra nela? É preciso limpar de novo. Tocou a máscara facial, especialmente a frente dela? Lave as mãos para não espalhar vírus em tudo o que você tocar (especialmente se você estiver com COVID). O processo de higienização em ambientes estéreis como hospitais e laboratórios de microbiologia é um pesadelo porque um descuido pode gerar um problemão. Enfermeiros e médicos passam um tempo aprendendo a ordem certa de vestir e de tirar os EPIs. Mas cuidado também com a sanidade mental, precisamos nos cuidar o suficiente para não adoecer, nem de COVID e nem da cabeça. No link tem as instruções da Anvisa de como usar o álcool gel.
shorturl.at/dklDM
1 de Maio de 2020
Colocar almofadas, e outros objetos que não se lava todo dia no sol é bom? Faz algum efeito? Se faz, por quantas horas deve ficar?
Ainda não está muito claro como o sol pode agir sobre o vírus. O modo mais esperado é que a luz ultravioleta do sol danificasse as moléculas do vírus, especialmente seu material genético. No entanto, a intensidade de ultravioleta na luz do sol não garante a destruição do vírus.
Fontes:
is.gd/Zujt0E
is.gd/tomLNM
2 de Junho de 2020
A orientação para o distanciamento é de 1m e meio a 2 metros entre uma pessoa e outra, foi determinado com dados científicos, por quê esta distância?
Estudo específico não achei, mas o Ministério da saúde do Brasil, assim como os demais países seguem recomendações da OMS, que indica um distanciamento de 1,5 a 2 metros, trazendo que em uma conversa as gotículas possam ser arremessadas ate 2 metros. Em casos de espirro ou tosse já existem estudos que apontam que as gotículas mais pesadas possam atingir cerca de 5 metros, mas as menores que são chamadas de aerossóis podem atingir até 8 metros, por isso a recomendação de quando for espirrar ou tossir proteger com o braço par que impeça esse arremesso que gotículas salivares.
12 de Junho de 2020
Qualquer sabão serve para lavar as máscaras? Mas orientam deixar de molho com um pouco de água sanitária? Por que?
Sim, qualquer sabão serve para lavar a máscara. Entre os componentes da estrutura do vírus, existem uma capinha de gordura em volta dele. O sabão é desengordurante, então ele destrói essa capinha em volta do vírus e o desmancha todo. Já a água sanitária destrói de uma forma mais "violenta" essa capa de gordura ou as proteínas do vírus, deixando ele sem função. É importante que a higienização da máscara seja feita com sabão e água sanitária que então o vírus não tem chance nenhuma de sobreviver.
Fonte
is.gd/9cK5iQ
26 de Junho de 2020
Quando você vai a um hospital, quanto tempo leva pra vc ficar livre de um possível vírus, que possa ter na roupa ou no corpo?
Após o banho e a troca de roupas você está completamente livre de possíveis vírus?
Alguns cuidados ao procurar um hospital:
. O recomendado é não ir ao hospital em casos que não sejam graves. Mas caso precise ir, sempre levar álcool gel e usar máscara. Procurar lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel sempre que tocar superfícies como maçaneta, balcões, bebedouros e cadeiras;
. Também higienize as mãos ao sair do ambiente;
. Evite ir ao banheiro ou ficar em locais que tenham sujeira visível;
. Caso não tenha, utilize, lave as mãos com água e sabão e as seque com toalha descartável.
. Ao chegar em casa, higienize as mãos antes de tocar em objetos da casa, como maçanetas;
. Troque a roupa usada no hospital;
. Lave a roupa separadamente;
. Tome banho.
Com essas medidas de higiene, assim que terminar de realizá-las, estará livre de possíveis vírus na sua roupa e no corpo. Lembrando que o vírus pode sobreviver por até 9 dias em diversas superfícies, como as roupas, então o ideal é que elas sejam lavadas adequadamente o mais rápido possível.
Fontes:
Ana Freitas, médica sanitarista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e professora nos cursos de medicina da Uninove e USCS (Universidade São Caetano do Sul).
Luiz Relvas, médico infectologista do Hospital Santa Marcelina.
7 de Julho de 2020
Vi uma matéria dizendo que as esponjas que usamos para banho pessoal e pra lavar vasilhas da casa, não são apropriadas porque podem acumular e manter o vírus do covid em sua espessura. Procede esta informação?
A bucha de banho e a de lavar louça costumam estar sempre úmidas, mas é importante que ela sempre esteja em locais arejados em que exista a possibilidade dela ficar seca. Devemos usar a mesma lógica com os paninhos de pia. O ambiente úmido é perfeito para a proliferação de microrganismos. Então a dica é: depois do uso das esponjas, ou do paninho pra secar a pia, deixe os em um local arejado pra secar e assim poder usar novamente.
Fonte:
is.gd/y317lP
27 de Julo de 2020
Há algum risco de contágio caso você tome sol no quintal da frente de casa, próximo à rua interna do condomínio, onde passam carros e pessoas? Qual a distância necessária para este banho de sol sem riscos? É necessário usar máscara para este banho de sol?
Então, o vírus que circula pelo ar é oriundo de pequenas partículas de quando pessoas infectadas tossem, espirram, riem, conversa... (imagem) e fica bastante tempo no ar, isso é um problema muito grande em ambientes internos, especialmente em hospitais, já que têm o maior número de pessoas infectadas no local, no entanto quando falamos sobre o ar livre, é perigoso se for um local de muita circulação de pessoas ,mas ainda assim não sabemos a quantidade exata que essas micropartículas é suficiente para infectar uma pessoa. Sendo assim não tem problema tomar sol no quintal de casa ( desde que não tenha um grande fluxo de pessoas) e mantenha a distância de 2,5 metros e use máscara. https://www.bbc.com/news/world-53329946
30 de Julho de 2020
Esse protocolo que muitas lojas tem adotado de medir temperatura na entrada dos estabelecimentos é, de fato, válido?
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a medida não é recomendada porque, além de não ter respaldo científico, a prática, sozinha, não é eficiente para impedir a propagação do vírus.
Isso porque indivíduos infectados podem estar na fase de incubação da doença e não apresentarem sintomas mesmo já sendo capazes de transmitir o vírus.
"Além disso, essas medidas requerem um investimento substancial para um retorno pequeno", afirma a entidade em sua página de orientações sobre o novo coronavírus.
A recomendação é seguida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que concorda que a medida é pouco eficaz e ainda aumenta o risco de provocar aglomerações no caso dos aeroportos. Estima-se que menos de 10% dos casos de covid-19 sejam identificados dessa forma. Só porque uma ferramenta infravermelha diz que alguém está com temperatura alta não significa que a pessoa está doente, muito menos com o vírus. Fontes:
is.gd/fXJ9PZ
is.gd/iolrlv
14 de Agosto de 2020
Gostaria de saber quais cuidados devo tomar para me submeter a um tratamento e a realização de raios-x odontológico. Obs.: Após o tratamento odontológico, quanto tempo seria necessário para a realização de uma neurocirurgia em segurança.
Ficamos um pouco perdidos com a sua pergunta. Imagino que esteja perguntando como se precaver para não ser contaminado num raio x dental. O principal é se verificar de que a equipe técnica que irá tirar o raio x esteja de máscara e luvas novas na hora do seu procedimento.
Se houver alguma restrição para o seu tipo de cirurgia, seu médico te informará.
Ah! Não esqueça de lavar sempre as mãos e manter a máscara até a hora do raio x.
21 de Agosto de 2020
O coronavírus, depois de expelido, fica no ar ou cai direto no chão ou nas superfícies próximas? Recomenda-se abrir as janelas sempre pra circulação do ar. E as casas próximas às ruas movimentadas? Há o risco dos vírus entrarem pelas janelas ou portas?
O coronavírus pode permanecer no ar por até três horas depois de expelido, na forma de gotículas de saliva chamadas aerossóis. Há gotículas de tamanho maior que podem se depositar nas superfícies ou no chão após serem expelidas, mas outras de tamanho menor permanecem no ar por mais ou menos esse tempo.
O fato dessas gotículas estarem no ar e poderem viajar a uma certa distância (cerca de 2 metros) não significa que podem ficar fazendo isso por horas e horas e chegar até a sua casa, mas, o recomendado é deixar a janelas abertas pra que haja ventilação, é o ar seja renovado, o qu3 faz o risco de contaminação ser menor. A limpeza das superfícies próximas a janelas e portas é um jeito de se prevenir, mas o risco de contaminação é muito maior em ambientes fechados, em que vc compartilha o mesmo ar com pessoas que podem estar infectadas.
04 de Abril de 2020
Qual o risco de um alimento pronto vi contaminado com coronavírus? pois usamos muito Delivery?
Vamos lá, o cozinheiro e as pessoas responsáveis pela produção da comida tem que ter todo o cuidado ao preparar os alimentos. Manter a higiene das mãos e utilizar máscaras para o preparo das comidas e cozinhar bem os alimentos para evitar qualquer contaminação, e lacrar bem os pacotes que serão entregues aos motoboys para que não tenha contato com os alimentos e assim evitar qualquer tipo de contaminação. Para comidas que não são cozidas, e recomendado manter a higiene das mãos e utilizar máscaras no preparo. Aos motoboys que trabalham com as entregas, a cada entrega lavem bem as mãos e evitem colocar sobre o rosto e se não for possível lavar as mãos, utilize álcool em gel 70%.
07 de Abril de 2020
Gostaria de saber sobre pessoas asmáticas. Existe algum quadro diferenciado ao contrair Covid-19? Existe algum protocolo de tratamento adequado ao asmático? Existe algum cuidado especial, além daqueles recomendáveis?
As pessoas com asma correm um risco maior ao serem contaminadas pela Covid-19. Existe protocolos de tratamento para asmáticos (is.gd/mhNV8Q), mas se você quer saber especificamente para tratar quando o asmáticos contrai a Covid-19 eles são citados no documento do ministério da saúde como pacientes que precisam de uma atenção maior e tratamento específico, lá também indica medicação que pode ser usada, existe outros protocolos como: is.gd/MGYORc.
O CDC ( Centro de Controle e Prevenção de Doenças) recomenda que as pessoas com asma, sigam corretamente o tratamento da doença, fiquem em casa, lave bem as mãos, mantenha distância de outras pessoas principalmente se estiverem doentes, limpe e desinfete objetos que tiver contato, tenham uma reserva dos remédios que usam para combater a asma, vacinem contra a gripe e tomem cuidado redobrado.
Agradecemos ao PET da Faculdade de Saúde pela colaboração 😊
Fontes:
is.gd/HJDGkW
07 de Abril de 2020
É aconselhável o uso de luvas na necessidade de sair na rua?
Não é necessário o uso de luvas pois ela vai "funcionar" do mesmo jeito que a pele da sua mão. A sua mão não é uma porta de entrada pro vírus, ela só é um caminho mais fácil dele chegar nos seus olhos, nariz e boca, que são as verdadeiras portas. Então, se você tocar em algo contaminado e levar as mãos ao rosto pode se infectar, com ou sem luva. As luvas são para as situações médicas hospitalares, em que há o contato com secreções, por exemplo. Por isso que os profissionais da saúde possuem uma maneira correta de uso e descarte. A OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) apenas recomenda sempre lavar as mãos e não tocar no rosto.
Fontes:
is.gd/m4vfgw
is.gd/4qEYHZ
19 de Abril de 2020
Preciso pegar ônibus e ir numa repartição pública do DF. Como devo fazer para me proteger? Luva e máscara e qual outro cuidado?
Com a extrema necessidade de sair, como fazer compras ou resolver alguma atividade importante, o ministério de saúde recomenda o uso de máscara, ficar de um metro e meio a dois metros das outras pessoas, não levar as mãos ao rosto.
Ao entrar no ônibus e após descer passar álcool em gel 70% nas mãos, abrir as janelas para manter o local ventilado e arejado, evitar colocar as mãos no rosto e quando chegar em casa, o ideal é trocar de roupas e calçado, ou ir direto ao banho.
Considere deixar um único calçado para usar na rua e outro para usar dentro de casa, para a higienização deles você pode lava-los com água e sabão (dependendo do sapato claro), ou com uma toalha descartável molhada para tirar o grosso e depois borrifa na sola do sapato algum desinfetante vermicida e quando secar estará pronto para uso
Fontes:
is.gd/lrpp8I
is.gd/Eb3lYd
is.gd/I8VXlF
is.gd/cqszo3
is.gd/lWIMYB
is.gd/A4JFX4
27 de Abril de 2020
Além da luva e mascara, também tem que ter óculos para proteção para saídas necessárias?
O vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, abordou o tema nesse mês, e disse:
"Alguns países têm recomendado o uso de máscaras caseiras, feitas com panos. Não temos evidências científicas fortes de que isso terá um papel importante na redução da velocidade de transmissão. Porém, em algumas semanas, com muitos países fazendo esse tipo de recomendação, poderemos ter estudos para mostrar qual o efeito dessas medidas”.
Ainda de acordo com Jarbas Barbosa, no caso dos países e territórios que decidem recomendar uso de máscaras para pessoas sem sintomas, é importante informar à população que não se trata de uma “bala de prata”, que sozinha protegerá da infecção pela COVID-19. “A população precisa manter todas as outras medidas, como lavar as mãos, cobrir a tosse e o espirro, evitar contato próximo com outras pessoas. Se você estiver usando [máscaras caseiras], não se esqueça de todas as outras medidas , porque para elas temos 100% de certeza de que protegerão contra a transmissão da COVID-19”, reforçou o vice-diretor.
Essa fala dele também se encaixa para o uso de luvas e de óculos. A sua mão não é uma porta de entrada direta pro vírus, ela só é um caminho mais fácil dele chegar nos seus olhos, nariz e boca, que são as verdadeiras portas. Então, se você tocar em algo contaminado e levar as mãos ao rosto pode se infectar, com ou sem luva . As luvas são para as situações médicas hospitalares, em que há o contato com secreções, assim como os óculos. Por isso que os profissionais da saúde possuem uma maneira correta de uso e descarte.
Entre os riscos potenciais do uso de máscaras caseiras e luvas estão a auto-contaminação , que pode ocorrer quando a pessoa toca e reutiliza uma máscara contaminada; possíveis dificuldades respiratórias; falsa sensação de segurança , levando a potencialmente menos adesão a outras medidas preventivas, como distanciamento físico e higiene das mãos; entre outros, como dito antes.
Fontes:
is.gd/gZAbCc
1 de Maio de 2020
Tenho algumas dúvidas em relação as máscaras, como:
-Qual o tecido mais indicado?
-As máscaras de TNT são eficazes?
-Como deve ser o uso correto das máscaras? Pois tem muita gente confeccionado máscaras de pano, mas vejo que elas tem aberturas nas laterais e no nariz. Não teve nenhuma orientação com relação a isso?
-Com relação a máscara como prevenção, ela é uma barreira que impede o vírus de passar? Se não, quão eficaz ela é?
Pesquisas têm apontado que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo
uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos.
Nesse sentido, sugere-se que a população possa produzir as suas próprias máscaras caseiras, utilizando tecidos que podem assegurar uma boa efetividade se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente. Os tecidos recomendados para utilização como máscara são, em ordem decrescente de capacidade de filtragem de partículas virais:
a) - Tecido de saco de aspirador
b) - Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%)
c) - Tecido de algodão (como camisetas 100% algodão)
d) - Fronhas de tecido antimicrobiano
O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo
totalmente a boca e nariz e que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
O uso das máscaras caseiras é mais uma intervenção a ser implementada junto com as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde como o distanciamento social, a etiqueta respiratória e higienização das mãos visando interromper o ciclo da COVID-19.
Assim, máscaras faciais não-hospitalares não fornecem total proteção contra infecções, mas reduzem sua incidência. Especialistas apontam que mesmo pequenas medidas para reduzir transmissões têm grande impacto na atual pandemia, especialmente quando combinadas com medidas preventivas adicionais, que SÃO ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIAS, como higienizar as mãos e adotar as medidas de higiene respiratória/etiqueta da tosse: se tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel; utilizar lenço de papel descartável para higiene nasal (descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos); evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca e realizar a higiene das mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70%.
As máscaras de pano feitos com itens domésticos ou feitos em casa com materiais comuns e de baixo custo podem ser usados como uma medida voluntária adicional de saúde pública.
Abaixo vou deixar um PDF com explicações do Ministério da Saúde de como fazer uma máscara caseira de boa qualidade.
Fontes:
is.gd/zf6J3J
is.gd/Lim8Fe
6 de Maio de 2020
Eu tenho rinite e bronquite asmática, e nos últimos dias a minha respiração está pesada.
Tenho algumas dúvidas:
- Para as pessoas com doenças respiratórias, como poderíamos fazer uma análise, se os sintomas são causados por suas respectivas doenças ou pelo Covid?
- Considerando que os sintomas do Covid podem ser moderados, acabo me preocupando, pois aqui em casa somos 7 pessoas. Como poderíamos nos prevenir dentro de casa? Eu teria que usar máscara o dia todo?
Essa imagem acima explica a diferença entre os sintomas do Covid 19, Asma e Rinite alérgica, espero que ela consiga tirar suas dúvidas e te deixar mais tranquila. Em relação ao número de pessoas da sua casa, existem alguns cuidados que a sua família pode aderir para evitar a contaminação, como evitar sair de casa e se tiver que sair, tentar não ter contato com outras pessoas e tomar todos os cuidados de higiene ao retornar, outro método é deixar um chinelo na porta para quando sair poder trocar o sapato por ele e depois ir direto para o banheiro lavar as mãos e o rosto, é importante também higienizar os alimentos comprados (como frutas, verduras, legumes e enlatados). Em relação a mascara, o infectologista Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Israelita Albert Einstein, da capital paulista, diz que as máscaras são indicadas principalmente para profissionais da saúde e pessoas com quadro confirmado ou suspeito de Covid-19, a doença causada pelo vírus. Segundo, Luís Fernando, seria adequado que cada membro ficasse em cômodos diferentes, mas se não for possível é indicado o distanciamento de dois metros de uma pessoa para outra.
Fontes:
is.gd/rd73KV
is.gd/S513U6
is.gd/qCr0yc
12 de Maio de 2020
Minha pergunta é sobre usar máscaras enquanto higienizamos os itens de supermercado. Estão dizendo que higienizar as coisas que trazemos da rua sem máscara pode nos contaminar. Procede?
Bom, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde, ao fazer compras, devemos manter pelo menos 1 metro de distância dos outros e evitar tocar nos olhos, boca e nariz. Se possível, higienizar as alças dos carrinhos de compras ou cestas antes. Lavar bem as mãos após chegar em casa e depois de manusear e armazenar os produtos adquiridos. Atualmente, não há casos confirmados de COVID-19 transmitido por meio de alimentos ou embalagens de alimentos. E não achei nada que falasse sobre o uso de máscaras ao higienizar os alimentos, os dados que achei falavam somente sobre esses cuidados como o de lavar bem os alimentos, tirar as cascas ou até mesmo fritar os alimentos crus, pois esse vírus não sobrevive a uma temperatura de mais os menos 54°C. Outro ponto importante seria lavar bem a mão após a higienização desse alimentos.
Nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=uSv3AdrCIAA, explica tudo de forma simples e correta de como deve ser a higienização, tanto dos alimentos, quanto do ambiente que esse alimento ficará.
Fontes:
is.gd/NNnspa
is.gd/uFQJum
is.gd/ADWfMw
21 de Maio de 2020
Eu gostaria de saber, e não sei se já foi falado aqui, eu trabalho 12 horas por dia e uso máscaras caseiras.
Gostaria de saber de quanto em quanto tempo eu tenho que trocar de máscara?
É necessário trocar de máscara sempre que esta apresentar sujidades ou umidade. Além disso, a máscara de tecido deve ser usada por cerca de 2 horas, após isso é necessário trocar devido à umidade natural produzida pela própria respiração.
shorturl.at/kvJU3
27 de Maio de 2020
Quando você chega do supermercado, deixar as compras dentro das sacolas, em cima de uma mesa, ajuda a eliminar vírus? Se sim, por quanto tempo devemos deixar fora da casa?
Deixar as compras que possam estar infectadas pelo covid-19 em um lugar isolado pode acabar ficando inativo sozinho, mas não seria muito efetivo. E sempre mais recomendado lavar embalagens e latas com água e sabão ou álcool 70%, frutas e verduras higienizar com uma solução de água sanitária 10 ml com 1 litro de água. Em revisão de alguns estudos apontam que o covid-19 pode durar de 2 horas a 9 dias.
shorturl.at/jGSU8
shorturl.at/oqyDQ
shorturl.at/aqwEF
8 de Junho de 2020
Gostaria de saber quanto tempo o vírus fica na roupa?
Existe a possibilidade de colocar no sol sem lavar?
O vírus transmite de roupa para roupa.?
Existe alternativas além de água e sabão?
Não existem perguntas bobas. Por favor não se inibam de perguntar qualquer coisa que lhes venha à mente. Sua pergunta é tão boa que nem existe uma resposta precisa para ela ainda. Um estudo muito utilizado pela OMS (link abaixo) indicou que o vírus permanece ativo sobre metal, plástico ou vidro por até 3 dias a 22° C e sobre papel por até 24 h. É provável que roupas retenham o vírus por mais ou menos esse prazo também, cerca de 1 dia para roupas de fibras naturais como algodão e lã, um pouco mais para fibras sintéticas, como poliéster ou lycra. Lavar com água e sabão é a melhor estratégia de desinfecção se você precisar das roupas antes de 3 dias, água sanitária ajuda também.
Fonte: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc2004973
https://www.thelancet.com/journals/lanmic/article/PIIS2666-5247(20)30003-3/fulltext
4 de Junho de 2020
Notei que alguns mercados estão instalando câmaras de UV para esterilização, mas a aplicação é muito rápida, aproximadamente 10 a 30 segundos, no máximo. Existe algum protocolo sobre duração e potência da aplicação de UV para esterilização?
Não existe muitos estudos sobre luz UV, principalmente com o foco de eliminar o vírus covid-19.
Não tenho certeza se entendi suas perguntas direito, não sei quis dizer que estão usando a luz para esterilizar as pessoas por 30 segundos ou embalagens.
Caso seja nas pessoas é muito perigoso deixar expostos a luz olhos e pele, pois pode causar micro queimaduras na pele e conjuntivite.
Caso seja em embalagens encontrei um estudo que que fala sobre a luz UV para a esterilização de vários objetos, com embalagens, neste estudo acabou comprovando a eficácia da utilização da luz, desde que seja aplicado por mais de 30 segundos.
A utilização do UV na china já ocorre a algum tempo, lá é utilizado para esterilizar, ferramentas, salas, bancadas, ônibus, pois o UV elimina, bactérias, vírus, patógenos.
No entanto a OMS adverte com alguns cuidados já citados antes, pra não utilizar na para esterilizar as mão e pele em geral pois pode ocorrer irritação da pele.
Fontes:
25 de Junho de 2020
Se eu deixar compras de mercado dentro do porta malas por uns 5 dias, favorece a morte do coronavírus?
Deixar as compras que possam estar infectadas pelo covid-19 em um lugar isolado pode acabar ficando inativo sozinho, mas não seria muito efetivo. E sempre mais recomendado lavar embalagens e latas com água e sabão ou álcool 70%, frutas e verduras higienizar com uma solução de água sanitária 10 ml com 1 litro de água. Em revisão de alguns estudos apontam que o covid-19 pode durar de 2 horas a 9 dias.
É sempre melhor jogar um álcool 96 para desinfetar embalagens, é mais efetivo, seguro e poderá usar na mesma hora sem perigo.
E é sempre bom ressaltar que sempre deve ter cuidado com oque deixa dentro do carro exposto, aqui no DF um frasco de álcool em gel do lado de um carregador de carro pode ter derretido o painel de um carro, podendo até ter causado um acidente pior.
30 de Junho de 2020
Qual a eficácia de apenas usar água corrente eliminar o vírus de uma superfície?
A higienização só com água não é nada eficiente. Veja só, a parte mais externa do coronavírus é uma camada de gordura e o sabão, ( qualquer sabão, seja ele em barra, sabonete ou líquido ) desmancha essa camada e mata o vírus.
Nessa camada de gordura, que a gente chama de envelope viral, estão inseridas as proteínas que são responsáveis pela ligação do vírus às células humanas. Sem essa camada de gordura, essas proteínas são perdidas e o vírus não consegue entrar nas células. Por isso é tão importante a higienização com água e sabão.
A água sanitária e outros desinfetantes agem de forma parecida com o sabão, destruindo o vírus de forma mais bruta.
Fonte
is.gd/aFcubC
9 de Julho de 2020
Gostaria de uma opinião, faço Pilates, e a minha fisioterapeuta trabalha no postinho de saúde, quer dizer linha direta, vocês acham viável eu substituir por outra que não seja linha de frente ?
Realmente uma pergunta bem específica, mas vamos ver se consigo te ajudar!
Bom a princípio se você conseguisse trocar de professora de pilates seria o ideal, mas nem assim seria garantido que não corresse nenhum risco, pois todos podemos estar contaminados e não sabemos. Então caso não consiga trocar de professora tente tomar todos os cuidados para prevenir uma contaminação, antes de colocar a mão em qualquer equipamento limpe com álcool, sempre use máscara, e garanta não ficar na sala com sua professora, caso ela esteja sem mascar, se precisar colocar a mão no rosto higienize a mão primeiro, e algo muito importante, se o estúdio tiver janelas, sempre treine com elas abertas, para arejar o ar do estúdio, assim irá renovar o ar dificultando uma eventual contaminação.
Após o decreto do governo, não tenho certeza que os estúdios de pilates vão poder continuar abertos, caso continue tente tomar todos os cuidados, mesmo com sua professora atual quanto para uma eventual professora nova, cuidado nunca é demais.
Fonte:
4 de Agosto de 2020
Sabemos que devemos evitar viagens de avião durante a pandemia. No entanto, se for necessário viajar quais as recomendações?
Existe algum estudo sobre o risco em aviões?
Os filtros de ar condicionado são confiáveis para eliminar o Covid 19 de ficar circulando no avião?
Os cuidados consistem aos mesmo que já estamos tomando: uso de máscara, álcool gel para limpeza das mãos e superfícies que se tem contato e distanciamento social.
Segundo o CDC ( Centro de controle e prevenção de doenças) o risco de infecção dentro de um avião é baixo justamente pela maneira como o ar circula, que não permite que vírus é germes se espalhem facilmente.
Aqui uma matéria mais completa sobre viagens e a covid-19, mas os cuidados básicos e importantíssimos são estes.
13 de Agosto de 2020
Em toda a cadeia alimentar, é possível o Covid-19 sobreviver e nos infectar na ingestão dos alimentos?
Olha, o coronavírus presente no gado é diferente do presente em humanos, é o BCov, ele não é transmissível para humanos nem através da alimentação, no entanto se estivermos falando sobre animais silvestres mesmo que ele não possa te contaminar com covid-19 existem outras zoonoses e outras problemáticas como o tráfico de animais.
fonte: Para saber mais sobre o Bcov: https://www.girodoboi.com.br/noticias/o-coronavirus-do-boi-e-o-mesmo-que-provoca-covid-19-como-tratar/
https://www.comprerural.com/bovinos-tambem-contraem-o-coronavirus/
Para saber mais sobre tráfico animal e suas consequências:
21 de Agosto de 2020
Sabem me dizer qual o melhor para limpar as mãos? Sabão, ou álcool? Sabão funciona como álcool? Qual a diferença?
Olha, é bom entendermos que a parte mais externa do coronavírus é uma camada de gordura e o sabão, ( qualquer sabão, seja ele em barra, sabonete, líquido e até mesmo o shampoo ) desmancha essa camada e mata o vírus, assim como a água sanitária, mas ela age de forma mais violenta.
Nessa camada de gordura, que a gente chama de envelope viral, estão inseridas as proteínas que são responsáveis pela ligação do vírus às células humanas. Sem essa camada de gordura, essas proteínas são perdidas e o vírus não consegue entrar nas células.
Para a higiene das mãos o mais recomendado é o uso da água e do sabão, deixe o álcool em gel para as situações que não tem como lavar a mão, no ônibus, por exemplo.
Fonte
is.gd/aFcubC